segunda-feira, 6 de abril de 2015

3 de 3: Em ação!


Olá pessoal!

   Eis aqui a última postagem falando sobre a "bicicleta nova". No primeiro texto comentei sobre as considerações que me levaram a escolher uma 27,5", no segundo deixei algumas dicas de montagem e agora, no terceiro e último post, vou escrever sobre minhas primeiras impressões a respeito da VENZO VERO 27,5" nas trilhas! Vamos lá.

   Para começar acho bacana cometar sobre a minha antiga bike, uma ASTRO COMET 26". A configuração dela sempre focou o conforto e foi com ela que pedalei milhares de quilômetros, fiz 3 cicloviagens, 1 travessia (Campinas-Pederneiras) e 1 AUDAX 200 km. 

   Com a VERO resolvi inovar em diversos pontos. Montei ela com algumas diferenças em relação as minhas ideias iniciais, como por exemplo o tamanho do quadro, a relação, o modelo do selim e por ai vai...

O peso é importante?

   É um fator importante mas confesso que nunca foi mandatório para mim. Obviamente com a forte chegada dos "rodões" a uns 3 anos atrás este item adquiriu mais importância visto que vencer a inércia de uma roda maior, principalmente se o perfil da trilha exige muitas retomadas, consome uma energia considerável. Um bom conjunto de peças, com qualidade e durabilidade, garante este item por tabela! A bike ficou com 12 Kg cravados (sem pedais) e senti que os 2,5 kg a menos na trilha fizeram a diferença.

Altura do guidão
   
   Neste ponto não percebi muitas diferenças para a ASTRO. Montei a VERO com 3 cm de espaçadores e com a "mesa" negativa. Esteticamente ficou bem bonita e devido a maior altura da frente da 27,5" em relação a 26" ela ficou bem confortável

Funcionamento da suspensão

   A suspensão ULTRA XC (Proshock) trabalhou conforme eu imaginava. Bem rígida quando travada e com boa leitura de terreno no modo ativa. Com o tempo talvez eu faça pequenos ajustes na pressão... 

Relação de 20 velocidades

   Este foi o ponto que mais senti diferença entre as 2 bikes. Uma relação de 20 velocidades não admite preguiça, ou seja, muitas vezes é necessário utilizar as 2 alavancas para chegar na marcha correta. Mas é apenas uma questão de conhece-la melhor tenho certeza!

Pneu small block 1.95 de kevlar 

   Montei a bike com um pneu de excelente qualidade da CST que certamente indicarei para os amigos/clientes. Senti a bike muito mais rápida no asfalto (comparada ao Maxxis Crossmark) e com excelente aderência na terra. Certamente aprovado!

Rodas 27,5" x desempenho

    Ainda é um pouco cedo para uma avaliação mais criteriosa mas o viés é positivo. Deixando de lado o fator psicológico (bike nova) assim como os outros componentes que melhoraram em relação a ASTRO 26" senti um ganho de performance com VERO 27,5". Digo que é cedo porque a performance deve ser comparada em diferentes tipos de trilhas para que se tenha uma ideia global a repeito de ganhos... 

   Bom, agora é deixar a preguiça de lado e pedalar! Abaixo segue o link com as fotos do pedal de estreia no qual percorri o trecho entre Campinas e Jaguariúna, ida e volta, com o Domingueiras Bike. Foram 69 km muito bem rodados!




:-:-:-:-: FOTOS CLIQUE AQUI :-:-:-:-:


Abraços,
Denis Rodrigues
(Squadra Bike Shop)

Nenhum comentário: