domingo, 5 de abril de 2015

2 de 3: Montagem


Olá pessoal!


   Continuando a postagem sobre minha nova bicicleta vou escrever um pouco sobre como foi sua montagem. Esta etapa, inclusive, suscita algumas dúvidas bem pertinentes. Vale mais a pena montar uma bicicleta ou comprar uma montada?



   Este é aquele tipo de pergunta que não tem uma resposta definitiva do tipo SIM ou NÃO, pois depende de inúmeros fatores... Posto isso me sinto mais tranquilo para citar as vantagens que se tem ao montar uma bicicleta. Eu inclusive já estou na terceira! rs



- Custo: Geralmente é menor pois é possível escolher um quadro de qualidade, não necessariamente com grife, economizando $ para investir na relação por exemplo. Note que não citei nada a respeito da qualidade deles pois quadros ditos de "grife" são invariavelmente muito bons;




- Personalização: Uma das coisas mais legais de se montar uma bike é poder escolher cada um dos detalhes dela! O único cuidado aqui e o de procurar uma loja para auxiliar na escolha e compatibilidade das peças;




- Ajustes: Algumas pessoas precisam, por exemplo, de guidões bem altos para evitarem dores de coluna. Em bicicletas "compradas na caixa" este ajuste quase nunca é possível.


   Após estes breves comentários vamos a alguns detalhes da montagem:


Rodas: detalhes como tipo do raio (polido, preto, aço, inox, flat) e do aro (flange alta ou baixa, para disco ou v-brake) são importantes mas não se deve esquecer da qualidade da montagem. Itens como o posicionamento do bico entre os raios, tensão, cruzamento e "guarda-chuva" da roda devem ser bem feitos para que a roda seja resistente!



Freios: A correta instalação dos freios, principalmente os hidráulicos, evita muita "dor de cabeça" para o biker. Não é raro ver por ai cabos hidráulicos enrolados na bike (mal dimensionados para a bicicleta), pastilhas mal posicionadas em relação ao rotor entre outros...



Suspensão: A espiga da suspensão vem originalmente bem grande de fábrica. Quando não se tem certeza sobre o quanto cortá-la o ideal é deixar pelo menos 2 cm de reserva sobre o suporte de guidão. Caso a pessoa se adapte ao tamanho configurado este excesso pode ser retirado no futuro... caso contrário é possível utilizá-lo para subir o suporte de guidão (mesa); 



Cabeamento: os 3 principais cabeamentos da bike são os de freio, marchas e suspensão. Para todos eles valem as mesmas dicas: Evitar curvas acentuadas, não deixá-los muito curtos ou longos (oferecem risco!) e respeitar seus posicionamentos no quadro evitando cruzamentos (estético);



Pneus: respeitar sempre a indicação de rotação (drive rotation) indicada pelo fabricante. Até que se prove o contrário eles sabem o que fazem ok! (-;



Terminais de cabos e conduítes: mais do que meros enfeites eles são importantes para manter a qualidade dos cabos (vedação), precisão das marchas além de evitarem que os cabos se desfiem (o que complicaria a manutenção);



Posicionamentos: A posição e espaçamento dos câmbios e do movimento central em relação ao quadro segue um conjunto de práticas que visa fazer com que as marchas funcionem de maneira precisa. Neste item não entrarei em muitos detalhes mas saibam que a instalação é muito mais que colocar as peças e apertar parafusos!



Lubrificação: Deve ser realizada sempre. Lembre-se que as peças instaladas sem lubrificação sofrem mais com a ação do clima. Lubrificar aumenta a vida útil da peça e facilita uma futura desmontagem para reposição!



   E é com este nível de detalhe que se realiza uma boa montagem de bicicleta. É bem como diz o ditado: - "a riqueza está nos detalhes".



   Vejam abaixo o resultado da brincadeira, rs. 




   Nó próximo e último post sobre a "nova bicicleta" vou deixar as primeiras, mas não definitivas, impressões sobre a bike! Aguardem...


Abs,
Denis Rodrigues

Nota: Algumas imagens que ilustram este post foram retiradas da internet. Consulte os links abaixo para as fontes originais:
http://pt.dreamstime.com/foto-de-stock-royalty-free-teste-padr%C3%A3o-sem-emenda-do-colletion-grande-do-vetor-da-pe%C3%A7a-da-bicicleta-image13526365
- http://xtrafit.pt/principio-custobeneficio-fica-em-forma/
- http://biketrialbrasil.com/loja/54-guidao-gu.html
- https://www.youtube.com/watch?v=QcYBioLPbxw
- http://www.preciolandia.com/br/espiga-canote-suspensao-proshock-over-ah-8uo0m6-a.html
- http://pt.depositphotos.com/13832616/stock-illustration-entangled-monochrome-vector-background.html
- http://www.forumbtt.net/archive/index.php/t-40315.html
- http://pedaleria.com/conduites/
- http://www.revistabicicleta.com.br/bicicleta.php?cambio_dianteiro&id=4466
- http://pedaleria.com/graxa/

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