domingo, 24 de julho de 2011

Primeiro Ghost Bike Campinas

Olá pessoal,
   
   hoje realizamos o primeiro Ghost Bike Campinas. O Ghost Bike é um movimento mundial que tem por objetivo homenagear postumamente um ciclista morto no trânsito além de informar e conscientizar os motoristas sobre este tipo de ocorrência evitando que casos como este se repitam ou sejam esquecidos. O símbolo escolhido pelo movimento é uma bike pintada de branco que é fixada sempre perto do ponto onde o acidente ocorreu. Infelizmente a um ano atrás, na rua Jasmim (Chácara Primavera/Campinas-SP), morria o ciclista Magnon Pacheco. Mais uma vítima dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas em Campinas. Ele foi atropelado quando retornava do trabalho para sua casa usando sua bike.


A homenagem

   Depois de prender a bike em uma árvore próximo ao ponto do acidente fizemos um minuto de silêncio em sua memória e finalizamos a homenagem com uma salva de palmas. Certamente naquele momento todos desejamos que atos como este nunca mais sejam necessários em nossa cidade!


Entenda melhor o que o movimento simboliza!

    Ghost Bike é um movimento mundial em que uma bicicleta velha é pintada de branco por outros bikers e presa em algum objeto próximo ao local do acidente onde um ciclista foi atropelado por um veículo motorizado e morto. A primeira Ghost Bike foi criada em St. Louis, Missouri (EUA), em 2003. O movimento está presente.


   Após a homenagem realizamos um pedal pela região de Barão Geraldo. Cliquem na imagem abaixo para verem as fotos!


Abraços e nos vemos nos domingos.
Denis Rodrigues.

Nenhum comentário: